Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto Segunda Água beneficiará 168 famílias no Município de Várzea do Poço


Segundo o Secretário de Agricultura de Várzea do Poço , Sr. Valter João dos Santos, conhecido por Careca, esse Projeto é de suma importância para a nossa região , visto que a falta de chuvas é uma tônica no município. Existe uma preocupação muito grande dessa Secretaria com as famílias da zona rural, pois sem chuvas, essa população não consegue produzir alimentos para sua subsistência , que  é o principal foco desse Projeto. Por isso não mediremos esforços em implantá-lo , completa Careca.

A comprovada efetividade do Programa Cisternas incentivou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome ( MDS ) a criar o Programa Segunda Água , dentro do Programa Brasil Sem Miséria. A iniciativa apoia a construção de tecnologias sociais de captação de água de chuva em propriedades de agricultores familiares do Semiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária.

O Projeto em Várzea do Poço envolverá duas Secretarias : Secretaria de Agricultura e Secretaria de Assistência Social. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desenvolve a ação Segunda Água que utiliza técnicas de captação de água da chuva para ser utilizada na produção de subsistência. Para a Segunda Água, são utilizadas  diferentes tecnologias de armazenamento de água, e ela é escolhida de acordo com as condições geográficas do local.

Uma técnica  do FATRES,  Sra  Ariane  Silva Sampaio , irá fazer todo o levantamento , colhendo dados das famílias   para saber quais são  as  que atendem os requisitos para a implantação do Projeto Segunda Água.

São requisitos para obtenção da implantação desse Projeto: A existência de condições como natureza da terra , declividade do terreno e do solo em cada propriedade    para implementar as tecnologias. Além disso , a família já deve ter sido atendida pela cisterna de placas.Dessa forma, uma vez garantida a água para beber ( Primeira  Água ) , aquela família poderá  ser beneficiada também com a água para  produção ( Segunda Água ).

Para ser beneficiário , uma ordem de prioridades deve ser respeitada : agricultores familiares que tenham prioritariamente mulheres como chefes da família , famílias com crianças até seis anos ,famílias com idosos acima de 65 anos , famílias com deficientes físicos e mentais , e famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentes na escola.

É um Projeto de  Consórcio Público do Território da Bacia do Jacuípe , formado por 14 prefeituras da Bacia do Jacuípe e representado pelos seus  prefeitos . Esse Projeto será executado pela entidade FATRES.

Projeto Segunda Água será implantado no Município de Várzea do Poço entre abril e o final de novembro de 2014, quando todas as obras deverão estarem concluídas.
Atualmente já estão pré selecionadas para o Programa Segunda Água no Município de Várzea do Poço 150 famílias  , que irão ser analisadas pela técnica ,que verificará  se estão preenchendo  todos os requisitos básicos do Programa.

O CMDS ( Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável )  de  Várzea do Poço , fará a análise final e todo o acompanhamento desde a sua implantação até a sua conclusão.
São as seguintes Tecnologias que irão serem implantadas no Programa Segunda Água no Município de Várzea do Poço :


Barragem Subterrânea : A barragem subterrânea conserva a água da chuva infiltrada no subsolo e utiliza quatro tecnologias diferentes:

1- Renques assoreadores – construção simples e manual realizada com pedras. As pedras são arrumadas em fileiras sobre cordões de contorno em nível em terrenos inclinados.
2- Barramento assoreador – construção simples e manual realizada transversalmente ao leito de córregos e riachos com pedras. A função do barramento é proporcionar o acúmulo de solo e matéria orgânica a sua montante, formando pequenas áreas agricultáveis ao longo dos córregos e riachos.
3- Barragem subterrânea – construção transversal ao leito dos rios e riachos interceptando o fluxo, condicionando a água a se acumular no interior do solo a montante. Conserva a água de chuva infiltrada no subsolo.
4- Cacimbão – localizada na camada mais profunda da barragem. Permite melhor aproveitamento da camada saturada de água acumulada no seu interior, possibilitando a sua captação por bombeamento ou mesmo manualmente.


Cisterna Calçadão : A cisterna calçadão armazena 52 mil litros de água e é formada por uma área de captação, um reservatório de água e um sistema de irrigação. Com ela, é possível irrigar um "quintal rodutivo" ou ter água para criação de pequenos animais.


Tanque Trincheira Familiar: Destina-se   barrar as enxurradas, evitar a erosão, reter as águas pluviais e alimentar os lençóis de águas subterrâneas por meio de pequenas barragens ou mini açudes sucessivos nos locais em que ocorrem enxurradas.


Fonte : MDS/ Assessoria de Comunicação da PMVP

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.