Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

quarta-feira, 30 de julho de 2014

PARABÉNS VÁRZEA DO POÇO: De muitas histórias completa 52 anos


De Antônio Lopes Filho  primeiro prefeito ,a Paulo José  atual  prefeito 
Nesse dia 30/07/2014 a cidade de Várzea do Poço estará completando 52 anos. Muitas histórias são contadas ao longo desses anos por moradores antigos, sendo uma das principais e que geram mais polemica: a política. Dizem que já vem no sangue e é de família. Na época das eleições é normal observar crianças discutindo política como gente grande nos colégios e na rua com seus amiguinhos. Defendendo candidatos, como se torcessem  por um time de futebol, brigando ás vezes , se entregam de corpo e alma , fazendo dela uma festa e uma guerra ao mesmo tempo. Justamente esse conflito, é que tem gerado inúmeras histórias ao longo desses 52 anos.
Contam que casamentos já foram desfeitos, namoros rompidos, e dizem mais, que no passado não se namoravam se fossem adversários. Ainda nos dias de hoje, alguns moradores não compram em determinada loja se forem adversários políticos. O voto diferente de outros centros são quase todos de família comandados sempre pelo patriarca.
Como tudo evolui, os conceitos nas famílias também estão mudando e evoluindo. A medida que o tempo avança , o povo começa a ver  a política de forma mais objetiva, estruturada , mais séria e organizada , exigindo cada vez mais de seus governantes.
Como surgiu Várzea do Poço? Como se chamava antes? Quem foi seu primeiro prefeito? Como era o sistema de energia? Qual era o meio de transporte utilizado no passado? O que mudou? Vamos lá. 


 Anteriormente denominado de Campo Alegre foi formada distrito por lei estadual de nº 628 de 30 de dezembro de 1953 e elevado à categoria de cidade pela lei estadual nº 1774 de 30 de julho de 1962 desmembrado do município de Miguel Calmon  com a denominação de Várzea do Poço. Sua área territorial atual é de 220 km2, o município tem uma população atual estimada em 9309 habitantes, sendo que desses 72% residem na zona urbana e 28% na zona rural.No passado utilizava-se o carro de boi , como um dos meios de transporte.


 No início existia uma Usina que era  a responsável em fornecer energia para a cidade , e a mesma era gerada  de através de  motores movidos por combustível.


De 1962 até 2014  Várzea do Poço  teve 08 prefeitos : Capitão Antonio Lopes Filho ( primeiro prefeito , eleito pela legenda  PSD empossado em 1962 ), Juvenal Cerqueira , José Andrade , Ednaldo Lima , Antônio Carneiro , Terêncio Lopes , César Nunes e o atual prefeito Paulo José.
Na sede municipal existe uma agência bancária do SICOOB Coopemar, e possui uma agência do  Correios  e um posto do Bradesco que atende as necessidades bancárias do município. Para o atendimento da população existe 1 hospital conveniado com o SUS dispondo de 40 leitos, 02 UBS – Unidade Básica de Saúde. E ainda em construção a terceira UBS ,no povoado de Nova Esperança. 
Na área da educação o município conta com uma rede de ensino municipal, do maternal ( Creche ) até o fundamental . O governo estadual mantém uma escola para o ensino médio e  a cidade ainda conta com 02 escolas particulares com cursos de alfabetização até o quinto ano. O abastecimento de água é feito pela Embasa, sendo que 57,8% dos domicílios possuem acesso .Atualmente a gestão Paulo José vem perfurando poços artesianos , beneficiando dezenas de famílias rurais carentes nesse setor.
O município de Várzea do Poço está localizado na região do Piemonte da Diamantina faz parte do território de identidade Bacia do Jacuípe, estado da Bahia, limitando-se com seguintes municípios: Serrolândia, Mairi, Piritiba, Miguel Calmon e Várzea da Roça.

Atualmente a gestão Paulo José mantém excelente relacionamento com o governo federal , estadual e conta com o apoio da maioria na Câmara Legislativa, composta pelos vereadores : Manoel Carneiro – (presidente), Nelton José Rios, Jackson Gutenberg , Jeferton (Mineiro), Erivaldo Bastos (Vado) e Aleandro da Paixão , que juntos trabalham para o desenvolvimento do município de Várzea do Poço.

 Em parceria com os governos estadual  e federal , a prefeitura municipal  vem investindo em todas as áreas. Construindo unidades de saúdes ,casas populares, modernizando a frota de automóveis, calçando ruas ,perfurando poços artesianos  na zona rural ,melhorando as instalações nos prédios da educação, reformando prédios públicos , melhorando a iluminação pública ,reformando o mercado central,construindo quadras poliesportivas  nos povoados de Nova Esperança e de Barra Nova.   Recentemente inaugurou uma creche infantil  , que é sem dúvida referência em toda região quanto as instalações e a estrutura.

 








Assessoria de Comunicação da PMVP
Fotos  atuais: Arquivo da redação/Fotos antigas : Vaninho ( Veneno )
Digitalização de imagens : Virtual Games - Cristiano

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.