Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A tradição permanece com a 2ª Pega de Boi no Mato de Várzea do Poço

Com a organização de Ramiro e Gilberto, aconteceu no último sábado 16 de maio, a 2ª Pega de Boi no Mato de Várzea do Poço.

Com inicio as 10 horas da manhã, o Evento aconteceu na Fazenda Arizona aproximadamente a 8km da sede do município, segundo os Organizadores o objetivo é preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a valentia e a importância do vaqueiro nordestino e para manter viva uma tradição, que cresce cada vez mais esse esporte da Pega de boi no mato por todo o Nordeste brasileiro.

Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada, perseguido por uma dupla de cavaleiros, a Pega de boi no mato acontece no meio da vegetação catingueira, com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi.

Enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia. segundo os sertanejos, os cavalos chegam a alcançar 60 km/h na velocidade máxima da corrida no meio da vegetação ressequida e pontiaguda.

As roupas de couro são essenciais, usadas pelos vaqueiros para se proteger de acidentes na busca pelo boi no meio do mato. A principal peça é o gibão, que cobre os homens do pescoço à cintura, como se fosse um paletó de couro. Tem o guarda-peito, que é um pedaço de couro curtido com que os vaqueiros resguardam o peito, preso por meio de correias ao pescoço e à cintura. Depois vem a perneira, que é a calça de couro ajustada ao corpo, vai do pé à virilha, mas deixa o corpo livre para cavalgar. Não pode faltar o tradicionalíssimo chapéu do vaqueiro nordestino, que além de lhe proteger do sol, serve como escudo contra eventuais golpes na cabeça. E nos pés vem as esporas, um instrumento de metal que se põe no salto do calçado para incitar o animal que se monta.

Infelizmente ninguém conseguiu pegar nenhum boi, mas segundo os participantes já valeu pela participação e principalmente pela preservação da tradição.
Redação Várzea do Poço Noticias
Fotos: Ramiro










0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.