Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PREFEITURA DE VÁRZEA DO POÇO INSTALA ESTAÇÃO AGROECOLÓGICA METEOROLÓGICA NA COMUNIDADE DA LAJINHA

A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o INEMA e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Lajinha, instalou uma estação agroecológica meteorológica, na Comunidade da Lajinha, que vai fornecer uma série de informações, como o índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e a velocidade do vento..
Em fase de teste e implantação a estação agroecológica meteorológica, utiliza um equipamento, que irá a tempo real fornecer a coleta diária de dados referentes às diversas variáveis atmosféricas, envolvendo informações acerca do ar, da chuva, do vento e do solo. De posse desses dados os produtores rurais terão informações seguras sobre o melhor período para plantar, para colher ou mesmo para a manutenção das pastagens.
Como funciona a estação meteorológica?

Automática ( Instalada na Lajinha )

Nesta tipologia são utilizados sensores eletrônicos para a mediação de inúmeras variáveis, dentre elas a temperatura, umidade relativa do ar, vento, precipitação pluviométrica, pressão atmosférica, altura de nuvens até aos 1500 metros, entre outras. Todos os dados são enviados para uma central, onde programas computacionais integram todas as informações e permitem uma análise das condições climáticas.
No caso das estações meteorológicas automáticas as informações meteorológicas são coletadas de minuto em minuto e, a cada hora, estes dados são integrados e disponibilizados para serem transmitidos para uma central de meteorologia, via wireless, GPRS ou satélite.

Vale destacar que a finalidade de uma estação meteorológica não é fazer uma previsão do tempo (apesar de algumas fazerem), e sim possibilitar um monitoramento das variáveis climáticas.
De acordo com o Diretor de Agricultura da Secretaria, Valter João do Santos (“Careca”), esta estação instalada na Comunidade da Lajinha, beneficiará todos os produtores rurais do município e vai servir de subsídio para as tomadas de decisões técnicas. “Até então consultávamos o clima de nossa cidade através de sites na internet. A partir de agora teremos um diagnóstico em tempo real sobre o clima do nosso município e poderemos também nos preparar com antecedência a uma precipitação acentuada (chuvas fortes) ou período de grandes estiagens”, disse Careca.As estações meteorológicas desempenham um papel de extrema relevância para a agricultura, na medida em que fornece informações que vão impactar diretamente a produtividade.

ASCOM/PMVP

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.