Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

segunda-feira, 16 de abril de 2018

VÁRZEA DO POÇO: PREFEITURA MUNICIPAL ESCLARECE COMO FUNCIONA A REGULAÇÃO DE LEITOS



Diante das constantes manifestações de cobranças feitas pelos moradores em redes sociais sobre a postura da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço em relação a Regulação de Leitos nos hospitais da cidade de Salvador ,o Prefeito Manoel Carneiro e a Secretária de Saúde do município Klíssia Trindade resolveram se manifestar sobre o funcionamento da Regulação de Leitos,esclarecendo  e explicando  como funciona todo o sistema no Estado da Bahia.O objetivo é evitar que pessoas sem nenhum conhecimento ou qualquer tipo de informação sobre esse assunto,divulgue mentiras e informações falsas nas redes sociais, acusando e responsabilizando a Prefeitura de Várzea do Poço por situações que não são de sua responsabilidade.
Em primeiro lugar é preciso saber que todo o processo de Regulação de Leitos obedece a critérios vinculados a um sistema operado e gerenciado pela Central Estadual de Regulação - CER  para todos os municípios baianos.
A criação e funcionamento da Central de Regulação de Internações Hospitalares. (leitos) obedecem à Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde- SUS, instituída através da Portaria nº 1.559, de 1º de agosto de 2008 e trata-se de um mecanismo estratégico para o acesso do usuário do SUS aos serviços ..
Tem como objetivo regular o acesso aos leitos considerando-se a origem da condição do paciente, se eletiva ou de urgência, sendo importante mecanismo para a garantia da equidade no acesso aos serviços especializados, do fluxo dos pacientes para os níveis mais complexos do sistema estadual, reorganização da oferta de serviços, buscando assim, a melhor alternativa assistencial para a necessidade apresentada
Cabe a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço somente realizar solicitações online ao sistema de Regulação de Leitos, consideradas eletivas, como consultas médicas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos, não sendo ela a responsável direta pela internação imediata de nenhum paciente. É bom esclarecer que a internação obedecerá a critérios e normas  determinados pelo CER.Por sua vez, a Central Estadual de Regulação - CER atende as urgências/emergências. Alguns procedimentos e exames de alta complexidade são regulados pela Central Estadual de Regulação da Alta Complexidade – CERAC.
“A superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ana Paula Dias, afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, que todos os dias cerca de dez mil pacientes dão entrada ao processo de Regulação, em toda a Bahia. Desse total de pacientes por dia, aproximadamente 400 pessoas são para a área de ortopedia.”
Como funciona a regulação
A superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ana Paula Dias esclarece  como funciona o sistema de regulação no estado da Bahia. “A gente tem o paciente vermelho, amarelo, verde e o azul. Na regulação, a gente chama de vaga 0 o paciente vermelho, que não pode passar mais de 24 horas aguardando para ser atendido, ou seja, existe a prioridade na Regulação. E quem define isso não é o médico regulador, mas sim o quadro clínico do paciente. O diagnóstico é feito através da solicitação da unidade de origem e avaliado pelo médico regulador”.
Ainda conforme Ana Paula Dias, os pacientes que possuem quadros vermelhos e amarelos terão prioridade na fila, em detrimento dos pacientes verde e azul, que na grande maioria das vezes não deveriam estar nas emergências dos hospitais.
O sistema de Regulação no estado da Bahia  é um setor com muitas demandas e problemas, que hoje obedece uma classificação de risco, onde o usuário é atendido de acordo com a gravidade e existe uma lista burocrática da SESAB de pacientes, chegando os mesmos  a esperar por longos dias e até meses por uma vaga em um hospital para passarem pela cirurgia com a esperança de cura e uma melhor qualidade de vida.
Prefeito de Várzea do Poço, Manoel Carneiro
“O Prefeito Manoel Carneiro se manifesta: Eu entendo a ansiedade, angústia e a preocupação  de parentes quando vêem seus entes queridos doentes, diante de um quadro clínico que exige a internação através da Regulação. Mas gostaria de deixar bem claro que não depende de mim ou da Secretária de Saúde Klíssia Trindade ou de qualquer funcionário da rede municipal de saúde a indicação para a internação imediata do paciente na Regulação. Todos os pacientes serão atendidos de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa. O que compete a nossa Prefeitura quanto a Regulação estamos realizando dentro das normas, critérios, em tempo hábil e com muita competência.”
Secretária de Saúde Klíssia Trindade
Outro ponto que a Secretária de Saúde Klíssia Trindade gostaria de abordar é quanto  escassez de recursos repassados ao município tanto pela União como pelo Estado. Os municípios têm a responsabilidade principal de prestar os serviços, de colocar em prática tudo o que é planejado em âmbito estadual, federal e municipal.
Portanto, às vezes, recebem menos dinheiro do que necessitam para que as políticas públicas funcionem e a quantidade das estruturas físicas e o número de profissionais seja suficiente. Freqüentemente, o Governo Federal manda recursos para construção de unidades e equipamentos, mas não financia o custeio (profissionais, materiais e afins), tornando a saúde um fardo pesado no orçamento da nossa Prefeitura, lembra Klíssia Trindade.
ASCOM/PMVP






0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.