Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Colégio IESFA de Várzea do Poço realiza mesa redonda com ênfase as culturas Indígenas e suas pluralidades ética e linguística


O Colégio Municipal IESFA de Várzea do Poço, juntamente com os professores Ana Paula Cunha, Tiago Fersan e Paula Luciana Sampaio realizaram no dia 02 de maio de 2018, uma mesa redonda com ênfase a cultura Indígenas e suas pluralidade ética e linguística, trazendo a provocação sobre a dominação Europeia e suas implicações no processo histórico e de colonização brasileira.

Esse momento ímpar aguçou uma reflexão nos alunos que por sua vez, participaram efetivamente da discussão, deixando notório que a propriedade das falas e posturas recíprocas de escuta, são resultado das discussões e trabalhos orientados pelos docentes em sala de aula.




Na ocasião, houve a participação especial do professor Leon Cardoso e da auxiliar administrativa Eilane Carvalho com um belíssimo dueto da música “Índios” de Legião Urbana, além dos demais professores, gestão e coordenação que deram apoio a esse momento.


Foram relatadas experiências vivenciadas pela professora Paula Luciana Sampaio na comunidade de Banzaê, Queimadas, e o processo de ocupação territorial da comunidade indígena que habita nessas localidades.  

Enquanto formadores de opinião que somos e considerando a educação como um fenômeno de transformação social, parabenizamos a equipe envolvida nesse processo e pela responsabilidade social de desconstrução eurocêntrica ainda presente na contemporaneidade e equivocadamente imposta nas entrelinhas de muitos didáticos.  

ASCOM-PMVP
Redação: Luana Lima Mendes Oliveira  

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.