Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Nota de repúdio referente ao precário abastecimento de água na Cigana, Alto Bonito, Umbuzeiro e Angico


Estado da Bahia, 02 de agosto de 2018.

A Sociedade Civil de Mundo Novo (distrito de Alto Bonito e Umbuzeiro), Piritiba (povoado da Cigana) e Mairi (distrito de Angico), por meio das associações signatárias do presente instrumento torna pública e repudia a falta de responsabilidade do governo do estado e sua concessionária Embasa, por tratar as pessoas dos municípios citados com falta de respeito. 

A insensibilidade chega a ser irresponsável. O desabastecimento de água recorrente atinge uma população aproximada de 15.000 habitantes.

A concessionária Embasa abastece com água nas torneiras de forma precária por um período de aproximadamente seis meses por ano. No restante do período o abastecimento precário fica absurdamente paralisado e totalmente dependente de carros pipas que abastecem a cada 15 dias apenas 1.000 litros de água por família . Aí entra a indústria dos carros pipas. 

As comunidades envolvidas encontraram a solução mais viável para o problema que consiste na construção de uma barragem (barramento) custeada pelos municípios de Pirtiba, Mairi e Mundo Novo para atender as localidades de povoado de Cigana, distrito de Angico, povoado de Umbuzeiro e distrito de Alto Bonito.

Para tanto, foram feitas algumas reuniões com a população local e idealizado um consórcio, para fazer uma barragem para a captação (povoado da Cigana), já que este barramento será feito no municipio de Piritiba, operado pela Embasa e servirá também aos municípios de Mundo Novo e Mairi. Nestas reuniões, com representantes legais dos três municípios, das comunidades e sociedade civil, ficou pactuado o consórcio. 

Em vias de tomada de decisões, as prefeituras envolvidas adotaram as seguintes posturas em relação ao caso:

1- Prefeitura Mundo Novo, por ter uma população maior envolvida na demanda, tomou a iniativa de iniciar os estudos para a viabilização do projeto. contratou a empresa NF Soluções e Projetos LTDA – ME. E custeou o projeto, que já fora apresentado aos envolvidos.

2- Prefeitura Piritiba, alega a inviabilidade pela base de tratamento ficar no povoado de Umbuzeiro - Mundo Novo. Esta base já atende os municípios de Mairi (distrito de Angico), Mundo Novo (distrito de Alto Bonito e Umbuzeiro). Então, teria que ser construída uma rede para retornar a Piritiba (povoado da Cigana) com agua tratada da base do povoado de Umbuzeiro.

3- Prefeitura Mairi, sem maiores esclarecimentos informou que não ter mais qualquer interesse em referida demanda. 

As entidades que assinam esta nota registram seu repúdio a esta situação de desrespeito para com a população da região e clamam por soluções que resolva em definitiva o descaso do poder público.

Todavia, cabe esclarecer que; “Nossas entidades não tem cunho político partidário e tem carater de impessoalidade, sem fins lucrativos, demominada sociedade civil e, desta forma, coloca esta nota por um bem maior”.

Fonte: 

Sociedade Comunitária do Povoado de Umbuzeiro / ADESCU – Associação Desportiva Social e Cultural de Umbuzeiro / Associação Comunitária e Rural de Alto Bonito / Associação Cultural e Desp. de Jovens Agricultores de Alto Bonito /Associação Comunitária da Cigana / Associação de Mulheres Caminhando na Esperança do Distrito de Angico – Mairi-Ba.

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.