Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

domingo, 20 de outubro de 2019

Várzea do Poço: Projeto de Balé Sapatilha Encantada inspira e encanta a sociedade varzeaporcense.





                  “Ninguém se preocupa com sua capacidade de dançar bem. Levante-se e dance. Os grandes bailarinos são excelentes graças à sua paixão”. (GRAHAM, Martha).

Hoje, mais do que nunca, se torna cada vez mais evidente a máxima, baseada através de minuciosos estudos, de que: “ O corpo fala, é um veículo pelo qual se expressa as molduras sócio culturais”. Todos os processos culturais encontram no corpo um palco, um espaço de recepção e reprodução, não é diferente com a dança.

O Balé, um exercício disciplinar e físico, cuja travessia se dá entre uma ideia de arte e educação física, tem sua história alicerçada ao continente europeu, embora essa ligação ainda seja questionável e imprecisa, como apontam alguns estudiosos da área. O fato é que, por se tratar de um exigente e disciplinador processo de dança, o Balé tem, desde sempre, uma capacidade desmedida e profunda, de adentrar e ser bem vislumbrado por onde se faz realidade, como no caso de nossa pequena cidade de Várzea do Poço.

Desde o início deste ano, com um começo tímido, como de costume, tivemos a satisfação de ser presenteados pelo projeto de aulas de Balé Sapatilha Encantada, fruto de um processo incansável e afetuoso por parte das idealizadoras e disseminadoras, a Professora Meire e a Coordenadora Edirene. As aulas se dão dentro de um misto de possibilidades, que vão desde a oferta de diversão até o ganho elevado do aprendizado dos movimentos que compõem esta bela e expressiva arte.

A preocupação da Professora Meire se dá no sentido de, para além de ofertar, para nossa cidade, a oportunidade de mais uma frutífera arte, com todos os seus incontáveis ganhos, proporcionar, também, a possibilidade de inserção das praticantes, num mundo que, em certo sentido, talvez jamais pudesse se tornar realidade em nosso município. A Professora sabe e põe em prática toda a capacidade educativa e, em certo sentido, a perspectiva profissional que pode vir a ser concreta na vida destas crianças que hoje fazem parte deste grandioso projeto.

Tomados por toda essa gama de aprendizados aqui postos, fomos encantados, no último dia 05 de outubro do ano corrente, por um show de movimentos sincronizados e bem alinhados, a nos transmitir, ainda que de modo um tanto quanto impreciso, o quão rico, necessário e oportuno nos é o Projeto de Balé Sapatilha Encantada, tanto para nossas crianças, que, veem suas vidas serem preenchidas por esta belíssima arte, bem como para toda nossa sociedade, cuja entrada do Balé, nos faz crer em mais uma possibilidade de alcance de uma sociedade mais saudável em seus diversos sentidos.












Por Paulo Roberto dos Santos da Silva.

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.