quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Home »
» É possível melhorar as curvas sem necessariamente perder quilos.
É possível melhorar as curvas sem necessariamente perder quilos.
Na prática de exercícios físicos, o peso nem sempre é o indicador mais importante. Com o treino, perde-se gordura ao mesmo tempo em que se ganham músculos e assim se desenha uma nova forma corporal. Por isso, a princípio nem sempre acontece uma real perda na balança, afinal de contas 1 kg de gordura é o mesmo que 1 kg de músculo, mas em termos de volume, 1kg de músculo ocupa menos espaço e deixa a silhueta muito mais harmoniosa.
Apesar do objetivo da maioria das pessoas de transformar toda a gordura extra em belas formas com curvas definidas, tanto a massa magra, quanto a massa gorda são essenciais para o correto funcionamento do organismo humano. A especialista em nutrição esportiva Tania Abreu de Almeida explica a importância da reserva de gordura que se acumula no tecido adiposo. “Nesta reserva nutricional estão incluídos os tecidos adiposos viscerais que protegem os vários órgãos internos de traumatismos. Essa função de resguardo também está na gordura acumulada no tecido subcutâneo.”, diz.
Além disso, a massa gorda trabalha como reservatório de energia. As mulheres naturalmente possuem maior armazenamento adiposo que o homem, a taxa essencial feminina chega a ser quatro vezes maior que a masculina. Acredita-se que isso se dê por conta da necessidade na gravidez e de outras funções relacionadas aos hormônios. Mulheres anoréxicas, com a gordura extremamente diminuída, podem ter o ciclo de menstruação alterado por exemplo.
A composição corporal nada mais é do que a proporção relativa entre a gordura do corpo e a massa magra, que é composta por órgãos, ossos e tecidos musculares. A massa muscular é biologicamente ativa e precisa se nutrir, por isso é uma aliada fundamental não só pelo sentido estético, mas no apoio ao emagrecimento. Só por existir, mesmo enquanto estamos dormindo, os músculos consomem energia, isto é, eles ajudam a acelerar o sistema metabólico, aumentando a velocidade com que o organismo queima calorias. Aí está a importância do treinamento de força, além do aeróbio, para quem deseja emagrecer.
A nutricionista esclarece o que ocorre no corpo quando uma pessoa começa a praticar atividade física e tem um aumento da massa muscular. “Como o músculo é mais pesado que a gordura, o peso corporal total pode não ser alterado ou até mesmo aumentar. Para se ter uma avaliação correta e real é preciso sempre fazer os cálculos de porcentagem de gordura junto com o peso corporal.”, explica.
Esforços para aumentar e preservar os músculos não melhoram só as curvas do corpo, também contribuem de forma decisiva para o aumento das chances de uma vida mais longa e saudável. Os exercícios físicos são comprovadamente benéficos para a melhora da qualidade de vida e são a maneira mais efetiva para o aumento ou a manutenção de massa muscular.
Por Thais Padua, Rio de Janeiro.
0 comments:
Postar um comentário
O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.