Nova barragem de rejeitos construída pela Yamana Gold em Jacobina
Já está funcionamento a nova barragem para contenção dos rejeitos provenientes das atividades de beneficiamento da Jacobina Mineração e Comercio, empresa do Grupo Yamana Gold, que nos últimos anos tem adotado uma política voltada à recuperação do passivo ambiental gerado pela exploração do ouro no município de Jacobina.
Segundo Luis Fregadoli, diretor de Meio Ambiente da Yamana Gold, a nova barragem é construída usando o sistema de talude, numa jusante com aproximadamente 55 m de altura, sendo que o reservatório de rejeitos ocupa uma área com aproximadamente 34 hectares. A barragem é dotada de um sistema de monitoramento composto por piezômetros e um medidor de vazões a jusante, além de um canal extravasor.
A antiga barragem de rejeitos da JMC entrou em atividade no ano de 1982, quando a empresa era de propriedade da Mineração Morro Velho S/A e recentemente chegou a sua capacidade máxima pela quantidade de material armazenado.
Luis Fregadoli, que também coordena o programa SYG – Sistema de Gestão Yamana – informa ainda que a JMC conta, permanentemente, com os serviços de consultoria de um engenheiro ambiental, que faz todo o monitoramento da nova barragem de rejeitos.
Em Jacobina, a Yamana Gold é responsável por um complexo de cinco minas: Canavieiras, Itapicuru, João Belo, Morro do Vento e Basal
0 comments:
Postar um comentário
O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.