José Serra durante convenção do PSDB em Salvador
O site Notícia Livre esteve presente nesse sábado, dia 12, durante o lançamento da candidatura de José Serra para a presidência da República. A convenção nacional do partido foi em Salvador.
Festa à moda nordestina. Cantores repentistas, baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim. O encontro começou com salão lotado e sem a definição do nome do candidato a vice na chapa de José Serra.
Os principais compromissos da campanha foram apresentados pelo próprio candidato. Na educação, recuperar o ensino básico com dois professores por sala de aula na primeira série, criar um milhão de novas vagas em escolas técnicas e aumentar o número de cursos profissionalizantes.
Na saúde, criar em dois anos, em todos os estados, 150 ambulatórios médicos especializados com capacidade para 27 milhões de consulta por ano.
Na assistência social, ampliar o Bolsa Família, que Serra disse ter nascido de dois programas criados pelo governo Fernando Henrique. Criar uma bolsa para que os jovens possam estudar e acabar com a miséria absoluta no país
Nascido em São Paulo, tem 68 anos, casado, dois filhos. Na época do golpe militar de 64, presidia a União Nacional dos Estudantes.
Perseguido pelo novo regime, foi para o exílio. Serra voltou para o Brasil em 68. Foi professor de economia, secretario de Planejamento de São Paulo e ministro do Planejamento e da Saúde, no governo Fernando Henrique.
Elegeu-se pela primeira vez em 87, como deputado constituinte. Foi também foi senador, prefeito e governador de São Paulo.
O PSDB já tem o apoio declarado de outros dois partidos, o Democratas e o PPS, e ainda negocia com outras legendas.
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que Serra será o candidato do equilíbrio e que espera uma campanha limpa e popular. E mencionou denúncias recentes de uma suposta tentativa de espionagem contra o candidato tucano.
“Nosso país precisa agora de alguém que, tomando as rédeas desse país, nos leve de maneira absolutamente clara pra um futuro ainda melhor. Um Brasil que une mais, que pode mais Brasil, que junta mais e não que divide. E um Brasil principalmente com profundo compromisso democrático. Nada nos aproximará da política dos dossiês”.
O ex-governador de Minas, Aécio Neves, que o PSDB queria como vice na chapa, mas afirma que concorrerá ao Senado, fez um discurso entusiasmado.
“Não nos atemorizam a propaganda enganosa, a falácia de alguns, mas sabemos que temos ao nosso lado o melhor dos candidatos, o mais preparado, um líder de fato e não, como diz Fernando Henrique, apenas o reflexo de um líder”.
José Serra foi o último a falar. Lembrou que nasceu em família pobre, estudou em escola pública, vendeu laranjas na infância e deu aulas de matemática na juventude. Relembrou os 80 milhões de votos que recebeu em todas as eleições que disputou para cargos públicos
“Eu não comecei ontem, eu não caí de para-quedas. Eu me apresentei ao povo brasileiro, eu fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da nossa população. Fui aprovado e votado de novo”.
Criticou a intimidação da imprensa e de órgãos fiscalizadores do Poder Executivo, como o Tribunal de Contas, e também a atual política externa brasileira.
“Eu acredito nos direitos humanos dentro do Brasil e no mundo. Nós não devemos, não fica bem elogiar continuamente ditadores de todos os cantos do planeta”.
O candidato do PSDB disse que, se eleito, transformará o Brasil num canteiro do obras de infraestrutura. Criticou juros e impostos altos.
“Eu nunca estive tão seguro a respeito do que fazer, de como fazer para que o nosso Brasil vença seus problemas. Nós sabemos o que fazer para aumentar a prosperidade econômica dos brasileiros de forma sustentada. Vamos juntos, porque o Brasil pode mais. Vamos juntos à vitória do povo brasileiro”.(Com informações do JN)
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Home »
» SALVADOR: PSDB oficializa candidatura do Serra à Presidência
0 comments:
Postar um comentário
O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.