Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cidades baianas adotam toque de recolher para menores de 18 anos

O município de Santo Estevão, a 160 km de Salvador, adotou o toque de recolher para crianças e adolescentes. A medida, determinada pela Justiça, estabelece que crianças com até 12 anos só podem ficar na rua até às 20h30m. Quem tiver até 14 anos até as 22h. Entre 14 e 18 anos incompletos, devem voltar para casa às 23h30m. Além de Santo Estevão, o toque de recolher foi implantado nas cidades de Ipecaetá e Antônio Cardoso.




No primeiro dia de vigor da lei, o adolescente Mateus, de 16 anos, foi orientado por policiais e comissários de menores a ir para casa. Perguntado se era acostumado a ficar esse horário na rua, Mateus Silva disse que agora terá que mudar esse hábito e voltar para casa mais cedo.



- Com essa Lei aí não dá mais pra ficar - disse ele.



A medida agradou muitos moradores. O comercianten Elson Gomes comemorou.



- Foi a Lei que mais gostei - disse ele.



A portaria foi assinada pelo juiz José Brandão Neto. Em São Paulo, pelo menos cinco cidades já adoram a medida. Na Bahia, uma comitiva formada por policiais civis, miltares e comissários de menores percorreram bares, lan houses e praças de Santo Estevão. Os jovens flagrados nas ruas foram levados para a sede do Juizado de Menores e só serão liberados com autorização por escrito dos responsáveis.



Santo Estevão tem 45 mil habitantes segundo dados da delegacia, os jovens são responsáveis por 60% das ocorrencias policiais no municipio. Crimes como assaltos a casas comerciais, residenciais e tráfico de drogas.



- Menores da classe média e classe média alta têm cometido diversos atos infracionais - disse o tenente da PM Wellington Souza.



Um dos objetivos da medida é combater a exploração sexual de menores. Santo Estevão está localizada numa das mais movimentadas rodovias do estado: a BR-116, por onde se segue para São Paulo ou Rio de Janeiro.

BAHIA EM FOCO

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.