segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Home »
» Dilma e Serra vão se enfrentar no segundo turno no dia 31 de outubro
Dilma e Serra vão se enfrentar no segundo turno no dia 31 de outubro
é certo que haverá segundo turno nas eleições presidenciais. A candidata do PT, Dilma Roussef, teve 47% dos votos válidos, contra 33% do candidato do PSDB, José Serra. Marina Silva, do PV, ficou com 19% dos votos.
São quase 47 milhões de votos para Dilma, 33 milhões para Serra e 19 milhões para Marina Silva. Plínio, do PSOL, somou 886 mil votos, menos de 1% do total e menos que o candidato a deputado federal em São Paulo, o Tiririca. Em entrevista coletiva às 22h30, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou que as eleições serão decididas no segundo turno.
Segundo analistas, Marina Silva foi a candidata que desequilibrou a disputa e cumpriu o que prometeu: fazer com que a eleição deixasse de ser um plebiscito. Dilma Roussef ganhou em 18 estados do país: Alagoas, Amapá. Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rido Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.
José Serra ficou em primeiro em oito estados: Acre, Mato Grasso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Marina Silva ganhou no Distrito Federal, com 42% dos votos válidos.
O estado onde Dilma Roussef teve o maior índice de votos foi o Ceará, onde 70% dos eleitores votaram na petista. José Serra recebeu o maior percentual no Acre, onde obteve 52% dos votos válidos. Dilma também foi a campeã de votos em trânsito, com 39% dos votos válido. Dos eleitores que votaram fora do domicílio, Serra obteve 31% e Marina 28%.
José Serra somou o maior índice de votos de eleitores brasileiros que residem no exterior. Obteve 40% dos votos, contra 37% de Dilma Roussef e 20% de Marina Silva. Os institutos de pesquisa chegaram bem perto de acertar a votação em Serra, mas o principal deles, o Datafolha, errou além da margem prometida (2%). Dilma teve 3 pontos percentuais abaixo da última medição e Marina 3 pontos acima.
O presidente do TSE comemorou o fato de que, depois de cinco horas desde o final da votação, quase 97% das urnas já haviam sido apuradas. Lewandowski agradeceu aos milhares de juízes e aos quase dois milhões de mesários pelo trabalho “anônimo” que ajudou a fazer com que as eleições transcorressem com normalidade.
O espaço ocupado pelos candidatos apoiados por Lula empurrou figurões para fora do Congresso. Marco Maciel, que foi vice-presidente da República com Fernando Henrique Cardoso, experimentou sua primeira derrota em quase cinquenta anos e não se reelegeu, assim como Arthur Virgílio (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB), César Maia (DEM), Heloisa Helena (PSOL), Fernando Collor de Mello e Germano Rigotto. Em compensação, garantiram eleição o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS), Aécio Neves (PSDB) e o alagoano Renan Calheiros (PMDB).
A primeira frase conhecida do palhaço Tiririca após a sua retumbante votação foi uma repetição do que disse o técnico de futebol Zagalo, anos atrás: "Vocês vão ter que me engolir". E não vai ser apenas ele. Com seus 1,35 milhão de votos ele deve levar com ele entre três e quatro candidatos que por si só não se elegeriam. Entre eles, outra celebridade nacional: o ex-delegado Protógenes Queiroz.
FONTE: CONJUR
0 comments:
Postar um comentário
O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.