Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ciência: Descobertos 2 planetas com área da Terra



A concepção artística mostra o Kepler-20f, o astro que mais se parece com a Terra em termos de tamanho já encontrado fora do Sistema Solar. O planeta demora 20 dias para dar uma volta completa em sua estrela e tem uma temperatura de superfície de 800 graus, quente demais para suportar a vida como a conhecemos
A concepção artística mostra o Kepler-20f, o astro que mais se parece com a Terra em termos de tamanho já encontrado fora do Sistema Solar. O planeta demora 20 dias para dar uma volta completa em sua estrela e tem uma temperatura de superfície de 800 graus, quente demais para suportar a vida como a conhecemos (NASA/Ames/JPL-Caltech)
Astrônomos anunciaram nesta terça-feira ter encontrado dois planetas do tamanho muito próximo da Terra em órbita de uma estrela similar ao Sol. Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus. As informações foram publicadas no periódico britânico Nature.
Os astrônomos da Nasa atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde o telescópio de mesmo nome detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras de caixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundo exoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.
Os cientistas acreditam que os planetas têm composição rochosa similar à da Terra, mas eles orbitam tão perto de sua estrela, a Kepler-20, que a temperatura provavelmente seria alta demais para possibilitar a vida. O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d'água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias.
A descoberta dos dois planetas alienígenas foi uma façanha técnica. Eles são os menores exoplanetas encontrados desde que o primeiro mundo além do Sistema Solar foi detectado oficialmente, em 1995. Sua distância também é enorme: a estrela Kepler-20 fica a 3.900 anos-luz da Terra.(Agência France-Presse)

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.