Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

sábado, 19 de maio de 2012

Em debate o Curso de Medicina em Jacobina: Um sonho possível

Ivanilton Cedraz, Cledosn Sady, Milton da Natureza, Vereador Clériston Moreira, Professor Epaminondas, Zélia, Joselito Lima
19/5/2012 0h46 - No dia 9, quarta-feira, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Jacobina convocada pelo vereador Milton da Natureza para discutir a proposta de criação de um Curso de Medicina que irá beneficiar toda a região.
A ideia surgiu depois que o parlamentar leu em um jornal local uma matéria do diretor do IFBA – Jacobina, professor Epaminondas Silva Macedo, explanando sobre as questões que envolvem a saúde no município de Jacobina e possíveis soluções, especificamente a criação de um curso de Medicina em Jacobina pelo IFBA.
O professor foi convidado a explanar a proposta numa audiência pública, achou uma ótima ideia e aceitou a proposta. A Audiência presidida pelo vereador Milton da Natureza, teve a mesa composta pelo Professor Epaminondas (Diretor do IFBA – Jacobina); Clériston Moreira (Presidente da Câmara); Dr. Cledson Sady (Diretor da ABO – Jacobina), Ivanilton Cedraz (Diretor da CDL), Zélia (Membro do Conselho Municipal de Saúde e Coordenadora do movimento Jacobina Agoniza) e do Sr. Joselito Lima (Agente Comunitário de Saúde representando os trabalhadores da área de saúde).
Os vereadores Hildebrando Cedraz, Antônio Souza, Antônio Batista, representantes de associações, sindicatos, partidos políticos, e pessoas da comunidade jacobinense também participaram da reunião.
O vereador Milton fez a abertura da Audiência falando sobre sua preocupação com a atual situação do município e região na área de saúde e que a proposta do Professor Epaminondas surgia como uma nova esperança de resolver tão grave situação.
O parlamentar disse que deveria haver uma grande união nesta luta, pois os problemas que a região enfrenta no setor prejudicam a todos, principalmente os mais carentes. Milton disse que bandeiras políticas e ideológicas devem ser superadas neste momento para o bem de toda a população regional, pois esse é um projeto ousado, mas possível se houver união.
O professor Epaminondas falou que é natural do Junco e, mesmo afastado de Jacobina acompanhava as notícias e ficava bastante preocupado com a questão da saúde no município e região. Com a sua nomeação para o cargo de Diretor do IFBA em Jacobina ele vislumbrou uma possibilidade de colaborar com o desenvolvimento regional e em especial com a área de saúde, idealizando a implantação de um curso de Medicina, já que há 200 anos existe apenas um curso federal na Bahia.
Conhecedor da demanda na região levou à Reitora do IFBA, Professora Aurina Oliveira Santana, a proposta de implantar o processo para a criação de um curso superior de medicina em Jacobina (além dos cursos de matemática, uma exigência do governo federal, por conta da falta de profissionais neste campo e um de Ciências da computação), já que o IFBA e a UFBA têm as mesmas finalidades e prerrogativas.
O professor recebeu o aval da Reitora, que alertou sobre a necessidade de atender a alguns critérios, dentre eles o envolvimento de toda a comunidade e a parceria com o estado e o município. Dando continuidade ao processo de implantação de curso de medicina no IFBA- Jacobina, o professor está apresentando a proposta à comunidade. A participação de todos é item indispensável para aprovação de sua proposta.
Disse ainda que com o curso implantado exige a criação de um Hospital de Clínicas, que é o laboratório do curso. Professor Epaminondas finalizou dizendo estar muito satisfeito com a Audiência e que sentiu a vontade e compromisso dos que ali estavam presentes e que naquele momento se sentia mais otimista e acreditando que seu sonho, e com certeza de todos de Jacobina e região, estava começando a se realizar.
A senhora Zélia destacou a necessidade de uma solução para o problema e afirmou sua convicção de que os integrantes do Movimento Jacobina Agoniza e toda a população de Jacobina e região abraçarão a luta pelo curso de medicina. O Sr. Joselito Lima disse que, como agente comunitário, presencia diariamente as necessidades da população na área de saúde e que não tem dúvida que com a criação do curso o povo da região, especialmente os mais carentes, terá uma assistência digna.
Os vereadores Hildebrando, Antônio Souza e Antônio Batista se colocaram à disposição da comunidade para conseguir o apoio dos deputados que poderão contribuir para o sucesso do projeto.
O vereador Clériston enfatizou a importância da implantação do curso e da necessidade da união de todos. Parabenizou o vereador Milton pela iniciativa da Audiência Pública e agradeceu a presença do professor e se colocou à disposição para contribuir com o projeto.
Dr. Cledson Sady citou o exemplo de vários municípios no Brasil do porte de Jacobina, no nordeste, a exemplo de Barbalha, no Ceará, que tomaram a iniciativa de criar cursos de medicina, e, ao conseguirem, alavancaram desenvolvimento em toda a região, atendendo as demandas locais e até virando referência regional no setor de saúde.
Ivanilton Cedraz falou que Jacobina é um polo regional e que deve estar sempre à frente em projetos que tragam desenvolvimento.
Disse ter certeza que toda a comunidade abraçará esse sonho e que ele se tornará uma realidade.
O vereador Milton da Natureza disse que a Audiência foi muito importante e que todos os presentes no evento estavam participando um momento histórico para Jacobina e região.
Disse também que a luta estava apenas começando, mas com a união de todos tem certeza que a implantação do curso de medicina em Jacobina é um sonho possível. Fonte: http://partidoverdedejacobina-ba.blogspot.com.br/

Um comentário:

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.