Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pinturas originais do século XVIII são redescobertas na Chapada Diamantina




Equipe do IPAC restaura as peças

- Pinturas originais do século XVIII de dois altares da igreja matriz de Bom Jesus de Piatã, cidade da Chapada Diamantina, localizada a 572 quilômetros de Salvador, foram redescobertas por restauradores do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
“São duas peças entalhadas em madeira umburana, com 17 metros quadrados, sendo 6,5 centímetros de altura por 2,65 centímetros de largura, que têm mérito excepcional pela originalidade”, explica a coordenadora de Restauro de Elementos Artísticos (Cores) do Ipac, Milena Tavares.
Segundo ela, o atual desenho na talha em madeira foi pintado grotescamente, mas a pintura original, de cerca de 250 anos, se revelou graças ao trabalho criterioso da equipe de restauro do órgão. Os trabalhos em Piatã começaram em abril e devem ser finalizados até o final deste ano.
“Ao retirarmos o altar de madeira, descobrimos que existia outro por trás, em alvenaria e com decoração em alto relevo”, conta Tavares.
Na prospecção, os restauradores Bruno Visco e João Magalhães descobriram ainda a pintura original com vestígios de douramento, que recebeu várias pinturas ao longo dos anos, recobrindo a criação original. Os técnicos do Ipac fazem agora a remoção das repinturas, emassamento, reposição de partes faltantes e imunização. Leia mais no www.politicalivre.com.br

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.