Política de Privacidade

https://www.blogger.com/blog/page/edit/3000848652313106559/7516302716241971418

terça-feira, 9 de julho de 2019

Secretaria de Saúde de Várzea do Poço apresenta iniciativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti na 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS” em Brasília.



Entre os dias 02 e 05 de julho do ano corrente, a Secretária de Saúde de Várzea do Poço, Klíssia Trindade e o Coordenador de Vigilância Sanitária, Muriel Rios, participaram do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no Ulysses Guimarães Centro de Convenções em Brasília. 


O evento teve como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, onde promoveu o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro foi um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS. 


Durante o evento da 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, os representantes de Várzea do Poço apresentou as atividades que tem se tornado, desde o ano de 2015, uma referência para o município, com reconhecimento a nível nacional como uma experiência exitosa no combate ao Aedes Aegypti, o trabalho foi elaborado pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Thamires Lomes, o Coordenador de Vigilância Sanitária Muriel Rios e a Secretária de Saúde Klíssia Trindade. 

O projeto na utilização de peixe no combate ao mosquito Aedes Aegypti em depósitos domiciliares de água no município de Várzea do Poço, foi uma das 36 selecionadas, dentre as 157 propostas inscritas no mês de Abril, para representar a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS” em Brasília. 


A iniciativa do projeto iniciou durante a epidemia de Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, enfrentada no ano de 2015, os peixes (piabas) surgiram como alternativa para acabar com as larvas do mosquito em recipientes de água domiciliares, onde se concentra o maior foco do mosquito. As ações de “peixamento” foram integradas as atividades convencionais de combate ao mosquito e têm sido realizadas pelos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. 


Propostas como esta e outras é que tem demonstrado o quanto o trabalho sério, o serviço humanizado, alicerçado ao respaldo administrativo, ofertado pelo governo do Prefeito Manoel Carneiro Filho e vice-prefeito Sodeval Ribeiro, tem garantido bons frutos no âmbito da Saúde Pública de Várzea do Poço. 



ASCOM-PMVP

0 comments:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO ANONIMOS NÃO SERÁ LIBERADO, AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO.